TST afasta obrigação de contratação de taxistas como empregados
Sétima Turma do TST anula condenação e permite uso de motoristas autônomos em empresa de táxis do Rio de Janeiro.
A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu que a Transportes Santa Barbara Ltda., empresa de táxis fluminense, não é obrigada a formalizar a contratação de motoristas como empregados, permitindo a utilização de trabalhadores autônomos em sua operação. A decisão também cancelou a condenação ao pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil.
Contexto
A controvérsia toca em questão estrutural do mercado de transporte por táxi: a distinção entre o motorista autônomo, que opera por sua conta, e o empregado formalizado, sujeito às regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT — Decreto-Lei 5.452/1943). Historicamente, o setor de táxi conviveu com modelos mistos — empresas que disponibilizam infraestrutura e coordenação, mas sem assumir vínculos empregatícios diretos com os condutores. A jurisprudência trabalhista, contudo, desenvolveu critérios rigorosos para identificar a relação de emprego, baseados na subordinação, pessoalidade, não-eventualidade e onerosidade.
A discussão ganhou relevância renovada com a consolidação de plataformas digitais de mobilidade e com crescentes questionamentos sobre a modalidade autônoma em atividades antes vistas como predominantemente empregatícias. O caso reflete tensão permanente: de um lado, a proteção do trabalhador formal; do outro, a flexibilidade operacional que empresas de transporte argumentam como necessária.
O que foi decidido
A Sétima Turma do TST acolheu o recurso ordinário da empresa e reformou a decisão anterior que condenava a Transportes Santa Barbara à contratação compulsória de motoristas como empregados. Com isto, afastou-se também a obrigação de pagamento de indenização por dano moral coletivo. A turma reconheceu, portanto, a viabilidade jurídica da estrutura de motoristas autônomos na operação da empresa.
A decisão implica que, em relação a essa empresa e nas circunstâncias do caso, o tribunal considerou compatível com a legislação trabalhista o modelo de utilização de condutores sem vínculo empregatício formal — desde que observados os limites legais da autonomia. O caráter da decisão é vinculante para as partes litigantes; contudo, não estabelece súmula ou precedente obrigatório para futuros casos, mantendo aberta a análise caso a caso conforme os elementos concretos de cada relação de trabalho.
Base normativa e precedentes
- Art. 3º da CLT — Define a relação de emprego como aquela caracterizada por subordinação, pessoalidade, não-eventualidade e onerosidade. A ausência ou relativização desses elementos pode afastar o vínculo empregatício.
- Súmula 256 do TST — Estabelece que a contratação de motorista autônomo não configura vínculo empregatício se preenchidos os requisitos caracterizadores da autonomia.
- Princípio da primazia da realidade — Consagrado na jurisprudência trabalhista, exige que a qualificação jurídica (contrato) seja confrontada com a prática efetiva da relação, prevalecendo os fatos.
- CLT, art. 6º — Equipara alguns efeitos do trabalho por pessoa interposta, mas mantém a possibilidade de terceirização lícita em atividades não essenciais ou quando respeitados requisitos específicos.
Impacto prático
Para a empresa: A decisão resguarda o modelo operacional da Transportes Santa Barbara, evitando desconstituição forçada de sua estrutura e impondo encargos trabalhistas (FGTS, contribuição sindical, décimo terceiro, férias, aviso prévio) sobre os motoristas. Isto reduz custos e pressão orçamentária associadas à formalização em massa.
Para motoristas e futuras negociações: Trabalhadores já vinculados ou que buscam tal relacionamento com a empresa permanecerão como autônomos, sem acesso automático a direitos empregatícios básicos. Contudo, remanescem direitos contratuais, acidentários e previdenciários conforme o regime de contribuinte individual ao INSS (Lei 8.212/1991), além da proteção geral contra fraude e abuso de direito.
Para o setor: A decisão sinaliza receptividade do tribunal a modelos não-empregatícios em transporte de táxi, potencialmente influenciando outras empresas do segmento a questionar condenações similares. Cria precedente material — ainda que não vinculante — sobre flexibilidade na caracterização de autonomia no setor.
O que observar
Amplitude da decisão: O acórdão foi proferido em relação a esse caso específico (RR-10847-79.2015.5.01.0035). Terceiros interessados devem avaliar se as circunstâncias concretas — volume de motoristas, grau de controle sobre horários, fornecimento de equipamento, participação em lucros, exclusividade — são equiparáveis, sob risco de decisões divergentes em outros litígios.
Riscos para a empresa: Permanece o risco de requalificação em eventual novo contencioso se ficar provado que houve simulação ou dissimulação — isto é, se de fato havia subordinação disfarçada de autonomia. O tribunal mantém a faculdade de analisar caso a caso.
Próximos passos: Cabem embargos de declaração para esclarecimento de dúvidas ou contradições (CPC, art. 1.022), mas recurso extraordinário ao STF depende de ofensa à Constituição Federal. Eventual modulação de efeitos ou revisão dessa jurisprudência pelo plenário do TST permanece possível se novos temas forem levados ao tribunal.
Monitoramento regulatório: Eventual regulamentação do setor por poder municipal ou estadual, ou pressão por subsunção a marcos como a LGPD (Lei 13.709/2018) em relação a dados de motoristas, pode redimensionar essa flexibilidade.
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em Trabalhista
Ver tudo
TST afasta estabilidade de dirigente de cooperativa sem vínculo com categoria
TST entendeu que dirigente de cooperativa de consumo não tem estabilidade frente a empregadora quando não representa a categoria; decisão afina requisitos para proteção.

TST: atestados sem CID e exigência prevista em norma coletiva
A 5ª Turma do TST entendeu que a cobrança do CID prevista em norma coletiva não afronta a LGPD nem gera indenização automática ao empregado.

TST: apuração do assédio eleitoral continua após as eleições
Presidente do TST afirma que investigações sobre assédio eleitoral no ambiente de trabalho prosseguirão mesmo após o pleito; decisão afeta tutela e responsabilização de empregadores.