Harvard: alfabetização não se resolve com um único programa
Especialista de Harvard defende pluralidade de práticas e políticas públicas para alfabetização, com impacto direto em políticas educacionais e no desempenho no PISA.

Catherine Snow, professora da Universidade Harvard, afirmou que ensinar crianças a ler não deve ser entendido como algo resolvível por um único programa ou sistema, o que impõe repensar políticas públicas e práticas escolares no Brasil e em outros países.
Contexto
A declaração surge em meio a debates ampliados sobre o desempenho internacional em avaliações como o PISA e sobre as transformações na formação de leitores nas escolas. Nos últimos anos, observam-se discussões sobre o peso da tecnologia em sala de aula, a redução da leitura por prazer entre crianças e adolescentes e mudanças em diretrizes de alfabetização adotadas por redes e estados. Para atores técnicos e gestores, a questão central deixou de ser apenas qual método adotar e tornou-se como articular currículo, formação de professores, materiais e práticas de leitura de modo contextualizado.
Politicamente, o tema toca no direito social à educação previsto no art. 205 da Constituição Federal de 1988, que atribui ao Estado, à família e à sociedade a responsabilidade de garantir educação básica de qualidade. No plano normativo-institucional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) e políticas públicas subsequentes orientam currículos e programas de alfabetização, mas raras vezes impõem unanimidade metodológica. A controvérsia importa porque decisões sobre método e políticas repercutem diretamente em resultados de aprendizagem, equidade e oportunidades futuras das crianças.
O que foi decidido
Não se trata de uma decisão judicial, mas de uma posição técnica: a alfabetização eficaz não é alcançável mediante a adoção exclusiva de um único programa ou sistema padrão. A professora destacou fatores contributivos associados a piores resultados em avaliações sistêmicas — entre eles, uso excessivo de telas em aula, diminuição de hábitos de leitura por prazer e alterações nas políticas de alfabetização — sem atribuir causalidade única.
A tese central é normativa e prática: políticas e escolas devem combinar múltiplos elementos — instrução sistemática e explícita de aspectos como consciência fonológica e decodificação; práticas ricas de leitura e produção de sentido; formação continuada docente; materiais adequados; tempo e oportunidades de leitura por prazer — em arranjos adaptados ao contexto local. A implicação imediata é crítica para gestores que pensam em “pacotes prontos” de alfabetização: um programa isolado dificilmente atenderá à complexidade das condições escolares e socioculturais.
Base normativa e precedentes
- Art. 205, CF/88 — estabelece a educação como direito de todos e dever do Estado, fundamento para políticas públicas de alfabetização.
- Lei 9.394/1996 (LDB) — disciplina diretrizes e bases da educação nacional, incluindo atribuições sobre currículo, formação de professores e avaliação da aprendizagem.
- Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) — consagra proteção integral, complementarmente relevante para garantir direito à aprendizagem e à cultura.
- Jurisprudência consolidada dos tribunais superiores — reconhece que políticas públicas educacionais demandam avaliação técnica e adaptação às realidades locais; decisões sobre direito à educação costumam exigir políticas públicas efetivas e medidas de correção em face de deficiências sistêmicas.
Impacto prático
- Para secretarias de educação e gestores: reduz a atratividade de compras e implementação acríticas de “programas únicos”; obriga modelagem de políticas integradas que combinem formação docente, currículos, materiais e estímulo à leitura por prazer.
- Para professores e redes escolares: reforça a necessidade de formação continuada e de práticas variadas em sala (instrução explícita da leitura e linguagem contextualizada, ampliação de oferta de livros, práticas de leitura partilhada).
- Para avaliadores e pesquisadores: abre espaço para estudos de impacto que considerem interações entre tecnologias, hábitos de leitura e abordagens de alfabetização, em vez de avaliar apenas resultados isolados de um programa.
- Para famílias e comunidades: realça papel complementar da leitura por prazer e do ambiente letrado doméstico na aprendizagem inicial.
- Para políticas públicas e financiamento: pode justificar alocação de recursos para múltiplos vetores (livros, bibliotecas escolares, formação docente, redução do uso inapropriado de telas), não apenas para compra de um sistema padronizado.
O que observar
- Avaliação e adaptação local: políticas nacionais ou estaduais devem prever mecanismos de avaliação contínua e adaptação às realidades regionais; ausência disso aumenta risco de fracasso de programas importados ou replicados mecanicamente.
- Formação docente como eixo: implementar uma política pluralista exige investimentos massivos e permanentes em capacitação e supervisão pedagógica; programas pontuais sem sustentação formativa tendem a ter efeito efêmero.
- Integração entre alfabetização e cultura leitora: estimular leitura por prazer é medida complementar e não substituta da instrução sistemática; políticas que negligenciam ambiente letrado enfraquecem resultados.
- Uso de tecnologias: é preciso distinguir entre ferramentas que potencializam instrução e uso de telas que substituem oportunidades de leitura profunda; regulamentação e orientações pedagógicas claras são necessárias.
- Risco de judicialização: diante de resultados insatisfatórios, grupos podem demandar judicialmente a adoção de políticas específicas; os tribunais tendem a exigir justificativa técnica e planejamento orçamentário factível.
- Sequência de pesquisa e política: recomenda-se estímulo a estudos locais controlados para identificar combinações efetivas de práticas e programas, evitando conclusões generalizadoras a partir de avaliações internacionais isoladas.
O que observar
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em Constitucional
Ver tudo
Debate Lula x Flávio: análise jurídica do impacto eleitoral e informativo
O primeiro confronto televisionado entre Lula e Flávio Bolsonaro evidenciou gritos, ataques pessoais e escassa discussão programática, com efeitos relevantes para o direito eleitoral e a formação da vontade do eleitor.

AJA promove fórum sobre Estado de Direito na Amazônia em Belém
A Aliança Jurídica pela Amazônia realiza seu primeiro fórum presencial para articular estratégias jurídicas e operacionais que fortaleçam o Estado de Direito e a segurança jurídica nos territórios amazônicos.

Descoordenação federal eleva custo da repressão e fragiliza segurança pública
Análise Econômica do Direito mostra que a recusa de apoio militar ao RJ aumenta os custos de enforcement e reduz probabilidade de punição, com efeitos práticos sobre criminosos e políticas públicas.