Pular para o conteúdo
JusFeed · Memória ForenseJusFeed
ConstitucionalANÁLISE

Harvard: alfabetização não se resolve com um único programa

Especialista de Harvard defende pluralidade de práticas e políticas públicas para alfabetização, com impacto direto em políticas educacionais e no desempenho no PISA.

Folha — Cotidiano4 min de leitura
Harvard: alfabetização não se resolve com um único programa

Catherine Snow, professora da Universidade Harvard, afirmou que ensinar crianças a ler não deve ser entendido como algo resolvível por um único programa ou sistema, o que impõe repensar políticas públicas e práticas escolares no Brasil e em outros países.

Contexto

A declaração surge em meio a debates ampliados sobre o desempenho internacional em avaliações como o PISA e sobre as transformações na formação de leitores nas escolas. Nos últimos anos, observam-se discussões sobre o peso da tecnologia em sala de aula, a redução da leitura por prazer entre crianças e adolescentes e mudanças em diretrizes de alfabetização adotadas por redes e estados. Para atores técnicos e gestores, a questão central deixou de ser apenas qual método adotar e tornou-se como articular currículo, formação de professores, materiais e práticas de leitura de modo contextualizado.

Politicamente, o tema toca no direito social à educação previsto no art. 205 da Constituição Federal de 1988, que atribui ao Estado, à família e à sociedade a responsabilidade de garantir educação básica de qualidade. No plano normativo-institucional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) e políticas públicas subsequentes orientam currículos e programas de alfabetização, mas raras vezes impõem unanimidade metodológica. A controvérsia importa porque decisões sobre método e políticas repercutem diretamente em resultados de aprendizagem, equidade e oportunidades futuras das crianças.

O que foi decidido

Não se trata de uma decisão judicial, mas de uma posição técnica: a alfabetização eficaz não é alcançável mediante a adoção exclusiva de um único programa ou sistema padrão. A professora destacou fatores contributivos associados a piores resultados em avaliações sistêmicas — entre eles, uso excessivo de telas em aula, diminuição de hábitos de leitura por prazer e alterações nas políticas de alfabetização — sem atribuir causalidade única.

A tese central é normativa e prática: políticas e escolas devem combinar múltiplos elementos — instrução sistemática e explícita de aspectos como consciência fonológica e decodificação; práticas ricas de leitura e produção de sentido; formação continuada docente; materiais adequados; tempo e oportunidades de leitura por prazer — em arranjos adaptados ao contexto local. A implicação imediata é crítica para gestores que pensam em “pacotes prontos” de alfabetização: um programa isolado dificilmente atenderá à complexidade das condições escolares e socioculturais.

Base normativa e precedentes

  • Art. 205, CF/88 — estabelece a educação como direito de todos e dever do Estado, fundamento para políticas públicas de alfabetização.
  • Lei 9.394/1996 (LDB) — disciplina diretrizes e bases da educação nacional, incluindo atribuições sobre currículo, formação de professores e avaliação da aprendizagem.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) — consagra proteção integral, complementarmente relevante para garantir direito à aprendizagem e à cultura.
  • Jurisprudência consolidada dos tribunais superiores — reconhece que políticas públicas educacionais demandam avaliação técnica e adaptação às realidades locais; decisões sobre direito à educação costumam exigir políticas públicas efetivas e medidas de correção em face de deficiências sistêmicas.

Impacto prático

  • Para secretarias de educação e gestores: reduz a atratividade de compras e implementação acríticas de “programas únicos”; obriga modelagem de políticas integradas que combinem formação docente, currículos, materiais e estímulo à leitura por prazer.
  • Para professores e redes escolares: reforça a necessidade de formação continuada e de práticas variadas em sala (instrução explícita da leitura e linguagem contextualizada, ampliação de oferta de livros, práticas de leitura partilhada).
  • Para avaliadores e pesquisadores: abre espaço para estudos de impacto que considerem interações entre tecnologias, hábitos de leitura e abordagens de alfabetização, em vez de avaliar apenas resultados isolados de um programa.
  • Para famílias e comunidades: realça papel complementar da leitura por prazer e do ambiente letrado doméstico na aprendizagem inicial.
  • Para políticas públicas e financiamento: pode justificar alocação de recursos para múltiplos vetores (livros, bibliotecas escolares, formação docente, redução do uso inapropriado de telas), não apenas para compra de um sistema padronizado.

O que observar

  • Avaliação e adaptação local: políticas nacionais ou estaduais devem prever mecanismos de avaliação contínua e adaptação às realidades regionais; ausência disso aumenta risco de fracasso de programas importados ou replicados mecanicamente.
  • Formação docente como eixo: implementar uma política pluralista exige investimentos massivos e permanentes em capacitação e supervisão pedagógica; programas pontuais sem sustentação formativa tendem a ter efeito efêmero.
  • Integração entre alfabetização e cultura leitora: estimular leitura por prazer é medida complementar e não substituta da instrução sistemática; políticas que negligenciam ambiente letrado enfraquecem resultados.
  • Uso de tecnologias: é preciso distinguir entre ferramentas que potencializam instrução e uso de telas que substituem oportunidades de leitura profunda; regulamentação e orientações pedagógicas claras são necessárias.
  • Risco de judicialização: diante de resultados insatisfatórios, grupos podem demandar judicialmente a adoção de políticas específicas; os tribunais tendem a exigir justificativa técnica e planejamento orçamentário factível.
  • Sequência de pesquisa e política: recomenda-se estímulo a estudos locais controlados para identificar combinações efetivas de práticas e programas, evitando conclusões generalizadoras a partir de avaliações internacionais isoladas.

O que observar

Você concorda com a decisão?

Gostou da notícia?

🔔 Acompanhe este assunto

Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar essa matéria.

Relacionadas em Constitucional

Ver tudo
AJA promove fórum sobre Estado de Direito na Amazônia em Belém
ConstitucionalANÁLISE

AJA promove fórum sobre Estado de Direito na Amazônia em Belém

A Aliança Jurídica pela Amazônia realiza seu primeiro fórum presencial para articular estratégias jurídicas e operacionais que fortaleçam o Estado de Direito e a segurança jurídica nos territórios amazônicos.

Migalhashá 3h