Ministro do STF classifica ofensas por origem como 'modalidade de racismo'
Declaração de ministro na 1ª Turma do STF sobre ataques à sua origem regional abre debate sobre tutela constitucional contra discriminação e proteção de grupos vulneráveis.

O ministro Flávio Dino afirmou, em sessão da 1ª Turma do STF, que ataques dirigidos à sua condição de maranhense devem ser compreendidos como uma "modalidade de racismo", enfatizando efeitos ampliados quando semelhantes condutas atingem pessoas ou coletivos em situação de vulnerabilidade. Essa declaração, proferida no contexto de julgamento sobre cultivo e distribuição de cannabis para fins medicinais, desloca a discussão para a fronteira entre preconceito regional e tutela constitucional contra discriminações sistemáticas.
Contexto
A manifestação ocorreu em processo da 1ª Turma do Supremo, em meio a um debate mais amplo sobre desigualdade e a proteção de grupos socialmente vulneráveis. Embora a matéria principal do julgamento versasse sobre políticas de saúde e uso medicinal da cannabis por associações, a fala do ministro direcionou o foco para formas menos evidentes de estigmatização — neste caso, a desqualificação de pessoas por sua origem regional. A questão é relevante porque amplia o conceito de discriminação além das categorias tradicionais (raça, gênero, religião) e porque traz à tona o impacto institucional quando o alvo é uma autoridade pública: se tal tratamento ocorre contra um ministro do STF, a potência ofensiva é presumivelmente maior quando recai sobre indivíduos sem voz ou recursos.
No plano jurídico, há uma tensão entre liberdade de expressão e vedação constitucional à discriminação. A Constituição Federal de 1988 estrutura a proteção à dignidade humana e à igualdade como valores constitucionais fundamentais, que orientam a interpretação de normas penais e civis destinadas a coibir condutas discriminatórias. A discussão também conecta-se com a eficácia das medidas previstas em lei para combater discursos de ódio e práticas discriminatórias, bem como com a responsabilidade dos meios de comunicação e agentes privados que reproduzem estereótipos regionais.
O que foi decidido
Não se tratou de um acórdão com novo comando normativo, mas de uma declaração pública do ministro na sessão colegiada: ele qualificou ataques à sua origem maranhense como uma forma de racismo, denunciou a utilização da procedência regional como critério de desqualificação e advertiu para a gravidade ampliada dessas práticas quando dirigidas a grupos desfavorecidos. A declaração teve caráter interpretativo e valor normativo discursivo: aponta para uma leitura ampla do fenômeno discriminatório, que pode influenciar a abordagem do tribunal em casos futuros que envolvam estigmatização por regionalismo.
Os fundamentos implícitos na fala combinam argumentos constitucionais (princípio da igualdade e dignidade da pessoa humana) com uma preocupação sociológica sobre hierarquias regionais no Brasil — marcos que o Judiciário já tem usado para ampliar proteção a minorias quando demonstrado o potencial ofensivo e repetitivo das condutas. A ênfase recaiu na responsabilidade social de agentes e meios de comunicação e no papel do Poder Judiciário em reconhecer e sancionar formas sutis de exclusão.
Base normativa e precedentes
- Art. 3º, CF/88 — finalidades da República, entre elas erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades, que orientam a interpretação de políticas públicas e de proteção contra discriminação.
- Art. 5º, CF/88 — garantia de igualdade e direitos fundamentais, fundamento para coibir tratamento discriminatório por origem.
- Lei nº 7.716/1989 — define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor; embora dirigida ao racismo, a lei e a jurisprudência têm sido referenciadas para conceber proteção contra manifestações estruturantes de ódio e discriminação.
- Jurisprudência consolidada do STF — precedentes que reconhecem interpretação ampliada do princípio da igualdade e proteção de grupos vulneráveis diante de discursos de ódio e estigmatização institucional.
Impacto prático
- Para advogados: a declaração reforça linhas argumentativas em ações civis públicas, ações de indenização por danos morais e representações por discurso de ódio, estimulando o uso integrado de normas constitucionais e da Lei nº 7.716/1989 quando demonstrado o caráter discriminatório.
- Para jornalistas e meios de comunicação: sinalização de maior escrutínio judicial sobre conteúdos que desqualifiquem coletivos por origem regional; risco de responsabilização civil por reputação e, em casos extremos, penal.
- Para grupos vulneráveis e movimentos sociais: potencial ampliação do reconhecimento jurídico de formas de discriminação menos visíveis (regionalismo, elitismo), o que pode facilitar o acesso a medidas de reparação e políticas afirmativas.
- Para o próprio Judiciário: indica uma sensibilidade institucional para tratar discursos de desqualificação como fenômeno que pode reforçar desigualdades, impactando análise de provas e valoração do dano moral coletivo.
O que observar
- Prova e tipificação: será necessário demonstrar nexo entre ofensa por origem regional e efeitos discriminatórios concretos para alcançar tutela penal ou reparatória; distinção entre crítica legítima e ofensa com viés discriminatório permanecerá central.
- Limites da legislação atual: a Lei nº 7.716/1989 e a jurisprudência do STF oferecem instrumentos, mas há lacuna interpretativa quanto à inclusão expressa de características regionais como fundamento autônomo de proteção, o que pode demandar esforços doutrinários e decisões vinculantes.
- Recursos e repercussão: manifestações desse tipo em sessão podem orientar votos futuros e proposições de ações constitucionais, mas dependem de decisões colegiadas para consolidar novo entendimento.
- Papel do Ministério Público e de órgãos de regulação da mídia: potencial aumento de investigações e procedimentos administrativos quando houver indícios de campanhas sistemáticas de discriminação regional.
- Risco de instrumentalização política: a expansão do conceito de discriminação deve ser acompanhada de critérios objetivos para evitar banalização das ações penais e civis e resguardar a liberdade de expressão em debate público legítimo.
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em Constitucional
Ver tudo
Ação da PM em Muqui: limites constitucionais do uso da força
Relatos apontam dispersão de celebração política pela Polícia Militar em Muqui (ES); análise examina limites constitucionais e instrumentos de controle sobre atuação policial.

STF nega recurso sobre cultivo de cannabis medicinal e limita reexame
A 1ª turma do STF recusou recurso de associação que buscava autorização para cultivar cannabis medicinal, por exigir reavaliação de fatos e normas infraconstitucionais.

STF: turma mantém negativa a plantações e Moraes alerta sobre prisões
A 1ª Turma do STF manteve decisão que negou salvo-conduto para associação cultivar cannabis; Moraes ressaltou que falta de norma não justifica prisão por tráfico.