STF confirma restrições sobre terras e capital estrangeiro
Supremo validou restrições da Lei 5.709/1971 para empresas brasileiras com maioria de capital estrangeiro; questão da modulação dos efeitos permanece decisiva.

O STF declarou válida a equiparação, prevista na Lei 5.709/1971, das empresas brasileiras com capital social majoritariamente estrangeiro às pessoas estrangeiras para fins de aquisição e arrendamento de imóveis rurais, impondo autorizações e limitações administrativas e legislativas aplicáveis a esses entes.
Contexto
A controvérsia se arrasta por décadas entre interpretações divergentes da administração pública e do próprio Judiciário sobre se empresas formalmente brasileiras, mas com controle ou maioria do capital por não residentes, estariam sujeitas às restrições previstas na Lei 5.709/1971. A AGU, ao longo do tempo, mudou de entendimento: pareceres de 1994 e 1998 afastaram a aplicação das restrições a essas empresas; a partir de 2010 um parecer reverteu essa posição e passou a considerá-las recepcionadas pela Constituição de 1988. Em reação a esse vaivém, foram ajuizadas ações constitucionais que culminaram nas ADPF 342 e ACO 2.463, cuja análise definitiva teve desdobramentos sobre a necessidade de prévia autorização do Incra ou do Congresso Nacional para aquisições ou arrendamentos rurais por empresas com capital majoritariamente estrangeiro.
A controvérsia tem implicações práticas intensas: a exigência de autorização administrativa ou legislativa torna operações econômicas lentas e sujeitas a incertezas; sem clareza sobre a eficácia temporal da decisão do Supremo, há risco de que negócios celebrados sob entendimento anterior fiquem vulneráveis à nulidade. A modulação de efeitos, portanto, passa a ser instrumento decisivo para preservar segurança jurídica e direitos adquiridos.
O que foi decidido
O Plenário do Supremo reconheceu a recepção do § 1º do art. 1º da Lei 5.709/1971 pela Constituição de 1988 e declarou a compatibilidade da restrição com o ordenamento constitucional, impondo que empresas brasileiras com capital social majoritariamente estrangeiro observem as formalidades legais (autorização do Incra ou do Congresso, limites territoriais, e demais impedimentos previstos). A Corte, porém, não consolidou imediatamente um marco temporal uniforme para a eficácia dessa tese: houve proposta de modulação para que os efeitos retroajam apenas desde 23/08/2010 (data do parecer da AGU que alterou a orientação anterior), mas a proposta não foi votação conclusiva entre os ministros, deixando pendente a definição expressa sobre o momento a partir do qual a nova interpretação deverá produzir efeitos.
A ausência de deliberação sobre modulação abriu espaço para embargos de declaração de interessados buscando que o Supremo limite a eficácia da decisão ao futuro — ou, subsidiariamente, a partir de marcos menos gravosos, como decisões liminares anteriores que suspenderam efeitos de pareceres administrativos. Em síntese: a tese constitucional prevaleceu, mas a discussão processual sobre a modulação permanece essencial para determinar repercussões práticas e o destino de negócios já celebrados.
Base normativa e precedentes
- Lei 5.709/1971 — regula aquisição e arrendamento de imóveis rurais por estrangeiros e contém o § 1º do art. 1º que equipara à condição de estrangeira empresa brasileira com capital majoritariamente estrangeiro.
- Constituição Federal de 1988, art. 5, inciso XXXVI — princípio da proteção ao direito adquirido e à coisa julgada e sua relevância para a modulação retroativa de efeitos.
- Parecer AGU LA-01/2010 — mudança de posição da Advocacia-Geral da União que passou a entender pela recepção da restrição contida na Lei 5.709/1971.
- Portaria Interministerial (2014) — ato administrativo que procurou preservar negócios celebrados no interregno entre pareceres administrativos conflitantes.
- ADPF 342 e ACO 2.463 (STF) — as ações que deram origem ao julgamento que confirmou a aplicabilidade das restrições às sociedades brasileiras majoritariamente estrangeiras.
Impacto prático
- Para advogados e departamentos jurídicos: demanda reavaliar contratos de compra e arrendamento celebrados por empresas enquadráveis na hipótese da lei, preparando defesas fundadas em prescrição de situações consolidadas, boa-fé, conflito de entendimentos estatais e princípios constitucionais da segurança jurídica e do direito adquirido.
- Para empresas e investidores: operações futuras deverão considerar exigência de autorização prévia do Incra ou de aprovação legislativa para aquisições de grande extensão; planejamento societário e de governança pode ser revisto para evitar a configuração de maioria do capital estrangeiro em estruturas que pretendam adquirir imóveis rurais.
- Para o mercado fundiário: possível arrefecimento de transações enquanto persistir incerteza sobre negócios pretéritos; atrasos e insegurança podem generar litígios sobre validade de negócios celebrados sob orientação administrativa diversa.
- Para o poder público: necessidade de uniformizar procedimentos administrativos e reduzir morosidade do Incra e do Congresso na análise das autorizações, sob pena de transformar restrição em obstáculo de eficácia prática.
O que observar
- A discussão sobre modulação é o ponto central a ser acompanhado: a Corte ainda pode definir efeitos prospectivos apenas, retroagir a 2010 (data do parecer da AGU) ou adotar outro marco temporal, e cada hipótese terá consequências distintas para a validade de negócios.
- Recursos e embargos: interessados tendem a promover embargos de declaração e, se cabíveis, medidas voltadas à preservação de negócios jurídicos passados com base em boa-fé e expectativas legitimamente formadas.
- Invocação de princípios constitucionais (direito adquirido, segurança jurídica, tutela da confiança) e de atos administrativos prévios (pareceres e portarias) será estratégica para defesa de transações pretéritas.
- Risco de multiplicação de litigiosidade fundiária: sem modulação clara, aumentam os potenciais pedidos de anulação de negócios e demandas indenizatórias.
- Relevância da atuação legislativa: o Congresso nacional pode editar regras complementares ou transacionais para pacificar situações consolidadas e disciplinar procedimentos autorizativos, reduzindo assim o espaço de interpretação judicial e a incerteza do mercado.
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em Constitucional
Ver tudo
Renovação do Senado: PL amplia bancada e recorde de mulheres eleitas
Senado renovou 41 das 54 vagas; PL consolida maior bancada e há aumento histórico de mulheres — efeitos sobre governabilidade e representação.

Votação no exterior: análise jurídica do aumento de comparecimento no 2º turno
No segundo turno no exterior, Lula obteve 53,9% e Flavio Bolsonaro 46,1%. A participação mais elevada suscita questões sobre logística, contagem e impacto jurídico das seções no exterior.

Senador anuncia pedido de anulação eleitoral após prorrogação de votação
Senador anunciou recurso ao Judiciário para anular eleições por suposta quebra de isonomia em decisão que prorrogou votação; análise de fundamentos e vias processuais.