TST nega dano moral a empresa por piadas de vendedora no WhatsApp
Turma do TST entendeu que mensagens com emoji de palhaço não atingem a honra objetiva da empregadora a ponto de gerar indenização.
O Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o pedido de uma distribuidora que buscava condenar uma vendedora ao pagamento de indenização por danos morais em razão de mensagens jocosas — acompanhadas de emoji de palhaço — trocadas em grupo de WhatsApp. Para o colegiado, as manifestações, embora deselegantes, não tiveram densidade ofensiva suficiente para macular a honra objetiva da pessoa jurídica, o que afasta o dever de reparar.
Contexto
O chamado "dano moral inverso" — ação reparatória ajuizada pelo empregador contra o empregado — é admitido pela jurisprudência trabalhista, mas exige rigor probatório acentuado. Desde a Súmula 227 do STJ, a pessoa jurídica pode sofrer dano moral, porém limitado à sua honra objetiva, isto é, à reputação que detém perante terceiros (clientes, fornecedores, mercado). Não há, na pessoa jurídica, honra subjetiva: ela não experimenta dor, vexame ou humilhação, sentimentos que pressupõem subjetividade humana.
Com a popularização do WhatsApp como canal de comunicação interna informal, multiplicaram-se litígios envolvendo conteúdos compartilhados em grupos profissionais. Tribunais Regionais do Trabalho têm oscilado: ora reconhecem justa causa e indenização quando a manifestação extrapola limites razoáveis e atinge a imagem corporativa, ora preservam a liberdade de expressão do trabalhador quando o conteúdo é restrito, jocoso e desprovido de potencial lesivo externo. A controvérsia importa porque toca em três eixos sensíveis — poder diretivo do empregador, intimidade do trabalhador e fronteira entre crítica legítima e ofensa indenizável.
O que foi decidido
A turma do TST manteve decisão regional que havia afastado o pedido de reparação formulado pela distribuidora. O colegiado entendeu que as mensagens da vendedora, ainda que contivessem ironia e o emoji de palhaço — frequentemente associado a deboche —, não revelaram intenção ofensiva qualificada nem produziram repercussão externa apta a abalar a credibilidade da empresa no mercado em que atua.
O raciocínio central foi o de que, para configurar dano moral à pessoa jurídica, não basta o desconforto da gestão diante de comentários internos. É necessário demonstrar lesão concreta à imagem perante o público, com prova de que a mensagem rompeu a esfera interna do grupo e produziu efeito reputacional efetivo. Sem essa repercussão, o ato permanece no campo da indisciplina ou da quebra de etiqueta corporativa — passível, no máximo, de sanção disciplinar — mas não gera direito indenizatório.
Base normativa e precedentes
- Art. 5º, V e X, da CF/88 — assegura o direito à indenização por dano material, moral ou à imagem, mas exige lesão efetiva a bem juridicamente tutelado.
- Arts. 186 e 927 do Código Civil (Lei 10.406/2002) — fixam a responsabilidade civil subjetiva, condicionada à comprovação de ato ilícito, nexo causal e dano efetivo.
- Art. 52 do Código Civil — estende à pessoa jurídica, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade, fundamento da tutela da honra objetiva.
- Súmula 227 do STJ — "A pessoa jurídica pode sofrer dano moral", referência obrigatória nesse tipo de demanda, sempre interpretada como restrita à honra objetiva.
- Art. 818 da CLT c/c art. 373, I, do CPC (Lei 13.105/2015) — atribuem ao autor o ônus de provar os fatos constitutivos de seu direito, no caso, a efetiva lesão à imagem.
- Art. 482 da CLT — disciplina a justa causa, instrumento adequado, em tese, para a reação patronal a ofensas, distinto da via indenizatória.
Impacto prático
A decisão consolida balizas relevantes para advogados trabalhistas e departamentos de RH:
- Empregadores precisam demonstrar repercussão externa concreta da manifestação — prints isolados de grupo fechado, sem prova de vazamento ou impacto reputacional, tendem a ser insuficientes.
- Para configurar dano à pessoa jurídica, exige-se conteúdo objetivamente ofensivo, com aptidão para atingir clientes, fornecedores ou o público em geral, e não apenas o desagrado da liderança.
- Trabalhadores ganham margem para defender que comentários jocosos em ambiente informal, mesmo dirigidos à empresa, não configuram automaticamente ato ilícito indenizável.
- Políticas de uso de aplicativos de mensagens ganham relevância: códigos de conduta claros, com previsão de sanções disciplinares proporcionais, são caminho mais seguro do que a via indenizatória.
- Justa causa continua sendo a resposta típica para insubordinação ou desídia comunicacional, mas demanda prova robusta da gravidade e da atualidade da falta.
O que observar
A tendência das turmas do TST é manter postura restritiva em relação ao dano moral pleiteado pelo empregador, exigindo prova qualificada da lesão à honra objetiva. Profissionais devem acompanhar como os tribunais tratarão situações híbridas — por exemplo, mensagens que escapam do grupo interno e chegam a clientes, ou postagens em redes sociais abertas envolvendo marca e produtos do empregador, hipóteses em que o ônus probatório do dano tende a ser mais facilmente atendido.
Também merece atenção o eventual choque com a LGPD (Lei 13.709/2018) quando o empregador utiliza, como prova, conversas obtidas em grupos privados sem consentimento dos participantes. A licitude da prova e os limites do monitoramento de comunicações de empregados seguem como pontos sensíveis, especialmente diante da garantia constitucional de sigilo das comunicações (art. 5º, XII, da CF/88). Para a advocacia patronal, o recado é claro: antes de judicializar, vale dimensionar se há prova efetiva de impacto externo — sem ela, o pedido de indenização tende a naufragar.
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em Trabalhista
Ver tudo
TST afasta estabilidade de dirigente de cooperativa sem vínculo com categoria
TST entendeu que dirigente de cooperativa de consumo não tem estabilidade frente a empregadora quando não representa a categoria; decisão afina requisitos para proteção.

TST: atestados sem CID e exigência prevista em norma coletiva
A 5ª Turma do TST entendeu que a cobrança do CID prevista em norma coletiva não afronta a LGPD nem gera indenização automática ao empregado.

TST: apuração do assédio eleitoral continua após as eleições
Presidente do TST afirma que investigações sobre assédio eleitoral no ambiente de trabalho prosseguirão mesmo após o pleito; decisão afeta tutela e responsabilização de empregadores.