TJDF confirma que acionista minoritário não pode exigir contas sozinho
A 6ª Turma Cível do TJDF rejeitou pedido individual de prestação de contas, afirmando que a competência é da assembleia geral — impacto direto na tutela da fiscalização societária.

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu que acionistas minoritários não têm legitimidade para, isoladamente, demandar em juízo a prestação de contas dos administradores, reservando essa atribuição à assembleia geral, com efeito de afastar a ação extinta por ilegitimidade ativa.
Contexto
A controvérsia nasce do conflito entre o direito individual de fiscalização do acionista e a organização coletiva típica da sociedade anônima. A Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/1976) disciplina mecanismos de controle e prestação de contas, estruturando responsabilidades e atribuições entre órgãos societários — em especial a assembleia geral, o conselho de administração e a diretoria. No mundo prático, tensões surgem quando minoritários identificam supostas irregularidades e buscam tutela judicial direta, sem passar pelos instrumentos internos previstos no estatuto social ou assembleia. Tribunais vêm decidindo no sentido de preservar a sistemática colegiada da S.A., evitando fragmentação de demandas que possam gerar decisões conflitantes sobre a mesma gestão social.
O que foi decidido
A turma julgadora, por unanimidade, rejeitou pedido formulado por acionistas que alegaram irregularidades contábeis e de gestão após ingressarem no capital social. Concretamente, os autores afirmaram que recursos aportados para subscrição de ações foram contabilizados como “empréstimos de terceiros” e apontaram ausência de assembleias e omissão de informação. O juízo de primeiro grau declarou a ilegitimidade ativa dos acionistas e extinguiu o processo sem análise do mérito; o TJDF manteve esse entendimento.
O fundamento central adotado foi textual e sistemático: a Lei das S.A. atribui à assembleia geral a competência para tomar, em caráter anual, as contas dos administradores e deliberar sobre as demonstrações financeiras. A corte ressaltou que autorizar demandas individuais sobre a mesma gestão social seria incompatível com a natureza plural e, por vezes, numerosa dos quadros acionários, gerando risco de múltiplas ações idênticas e decisões desconexas que prejudicam a segurança jurídica societária.
Além disso, o colegiado observou que a legislação societária já prevê meios específicos para responsabilizar administradores e acionistas controladores, de modo que o reconhecimento da ilegitimidade ativa não significa frustração do direito de fiscalização, mas mera inadequação do instrumento processual escolhido. Assim, os acionistas não ficaram proibidos de exercer fiscalização; lhes foi apenas vedado pleitear, em caráter individual e direto, a prestação de contas perante o Judiciário como via exclusiva para apurar irregularidades da administração.
Base normativa e precedentes
- Lei 6.404/1976 (Lei das S.A.) — art. 122, III — atribui à assembleia geral a competência para tomar as contas dos administradores e deliberar sobre demonstrações financeiras.
- Lei 6.404/1976 — regime geral de órgãos societários e formas de responsabilização dos administradores; estabelece instrumentos internos de controle e a necessidade de deliberação coletiva.
- CPC (Lei 13.105/2015) — normas processuais relativas à legitimidade ativa e competência ad causam, que estruturam a apreciação prévia de ilegitimidade.
- Jurisprudência consolidada do tribunal — entendimento reiterado em cortes estaduais e federais no sentido de resguardar a centralidade da assembleia geral na apreciação das contas sociais, evitando multiplicidade de demandas sobre o mesmo objeto.
Impacto prático
- Para advogados de minoritários: é imperativo avaliar e esgotar as vias internas previstas no estatuto e convocatórias de assembleia antes de propor ação judicial direta de prestação de contas; pleitos individuais poderão ser extintos por ilegitimidade ativa.
- Para administradores e controladores: a decisão oferece segurança jurídica, reduz o risco de litígios paralelos e permite que deliberações societárias tenham primazia na apreciação das contas e demonstrações financeiras.
- Para empresas em litígio: torna-se estratégico documentar a disponibilização de informações aos acionistas (relatórios, convocações, atas) como prova da regularidade dos procedimentos internos.
- Em ações em curso: processos já ajuizados com fundamento exclusivo na pretensão individual de prestação de contas estão sujeitos a preliminar de ilegitimidade; recomenda-se avaliar substituição do rito por ações adequadas (ex.: ação de responsabilidade, pedido de convocação de assembleia, fiscalização via conselho fiscal, quando existente).
O que observar
- Instrumentos alternativos: os minoritários devem considerar medidas como a requisição de convocação de assembleia (quando prevista pelo estatuto e pela lei), a atuação via conselho fiscal, a propositura de ação de responsabilidade por atos de administração (quando individualmente legitimados) ou pedidos de tutela voltados a assegurar o direito de acesso a informações previstas na Lei das S.A.
- Modulação e recursos: a decisão abre espaço para questionamentos sobre situações excepcionais em que a via judicial direta seria a única forma de impedir dano irreparável; caberá analisar possíveis recursos ou pedidos de reexame em instâncias superiores quando demonstre-se urgência e ausência de alternativa interna.
- Prova documental: empresas devem manter rotina de transparência documental (demonstrações, atas, convocações, registros de disponibilização de relatórios) para afastar alegações de omissão informativa.
- Risco de fragmentação jurisprudencial: embora a orientação seja clara no TJDF, soluções distintas podem surgir em outros tribunais em casos com peculiaridades fáticas relevantes; é prudente monitorar precedentes e a jurisprudência consolidada do STJ e do STF sobre tutelas em sociedades empresariais.
- Estratégia processual dos minoritários: avaliar a possibilidade de atuação coletiva (atos em assembleia, ações coletivas ou representações) e a viabilidade de postular medidas assecuratórias que preservem direitos enquanto se busca a deliberação societária.
O que observar
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em Empresarial
Ver tudo
Projeto institui Semana Nacional do Pequeno Investidor e seus efeitos
PL que propõe dedicar a segunda semana de outubro à educação financeira será votado na Comissão de Educação; análise dos impactos regulatórios e práticos.

Perdão de dívidas do MEI pela LC 238/2026 e impacto na expansão
A Lei Complementar 238/2026 extingue débitos de MEIs, eleva o limite de faturamento e permite até dois empregados, abrindo espaço para planejamento empresarial.

TJ-SP confirma inclusão de imóvel de R$17,9 mi na recuperação judicial
A 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ-SP concluiu que a recusa dos vendedores converteu o direito sobre o terreno em crédito concursal, integrando-o ao ativo do Grupo Rossi.