Memórias de professores de Direito e desafios da formação jurídica
Depoimentos de docentes revelam tensões sobre técnica, crítica e cidadania na formação jurídica, com implicações para práticas pedagógicas e exame da OAB.

Professores de Direito deram depoimentos a uma reportagem do Migalhas, trazendo memórias e reflexões que evidenciam tensões pedagógicas e culturais com impacto direto na formação profissional e na prática forense.
Contexto
O relato histórico lembra que o ensino jurídico formal no Brasil tem raízes no início do século XIX, com os primeiros cursos estabelecidos em 1827 e atividades iniciadas em 1828, o que funda uma tradição acadêmica longa e influente. Hoje, segundo levantamento mencionado pela reportagem, há quase dois mil cursos de Direito no país, distribuição que realça tanto a expansão quanto a heterogeneidade da formação. No plano normativo, a educação jurídica se insere no sistema mais amplo de ensino superior regulado pela Constituição Federal de 1988 — em especial pelos arts. 205 e 206, que definem a finalidade da educação e seus princípios — e pelo art. 207, que trata da autonomia universitária. Essas bases normativas convivem com exigências profissionais externas, como o Exame de Ordem da OAB, que moldam expectativas sobre técnica e competência prática.
A controvérsia que atravessa as falas dos docentes aqui analisados envolve três vetores: (i) o papel da técnica jurídica versus a formação crítica; (ii) desigualdades e estereótipos na docência; e (iii) o impacto de tecnologias emergentes (incluindo inteligência artificial) sobre métodos de ensino e produção acadêmica. Esses temas não são novos na literatura pedagógica do Direito, mas ganham relevo diante da massificação dos cursos e das novas demandas do mercado e do Judiciário.
O que foi decidido
A peça jornalística não produz uma decisão jurisdicional, mas os depoimentos coletados firmam uma posição normativa indireta sobre o que a formação jurídica deveria priorizar. Em conjunto, os professores ouvidos defendem que o ensino do Direito precisa equilibrar a transmissão de técnica — o instrumental doctrineiro necessário ao exercício profissional e à resolução de casos concretos — com a formação de uma atitude crítica e cidadã. Esse equilíbrio inclui ensinar o raciocínio jurídico, promover inquietação epistemológica e cultivar valores como respeito às instituições e solidariedade. Ao mesmo tempo, manifestam preocupação com práticas que empobrecem o ensino, como a superficialidade de parte da formação e o uso acrítico de tecnologias capazes de reduzir o esforço analítico.
Os relatos também tensionam as rotinas institucionais: episódios de preconceito por idade e gênero em ambiente acadêmico, o desafio de reconhecer trajetórias sociais diversas entre estudantes e a necessidade de docentes que, além de especialistas, atuem como mediadores de repertórios teóricos amplos. Assim, a "decisão" prática que se extrai dos depoimentos é uma orientação pedagógica: resistir à didática simplificadora, valorizar o diálogo socrático e proporcionar instrumentos teóricos que permitam a crítica fundamentada.
Base normativa e precedentes
- Art. 205, CF/88 — estabelece que a educação é direito de todos e dever do Estado, orientada para o pleno desenvolvimento da pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
- Art. 206, CF/88 — prevê princípios como igualdade de condições, liberdade de aprender e ensinar, pluralismo de ideias e gestão democrática, todos relevantes para as práticas docentes.
- Art. 207, CF/88 — assegura autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial às instituições de ensino superior.
- Estatuto da OAB (Lei nº 8.906/1994) e normas do Exame de Ordem — influenciam o núcleo mínimo de formação profissional exigida para o exercício da advocacia, tensionando o conteúdo curricular das faculdades.
- Jurisprudência consolidada e orientações ministeriais sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior — relativas ao reconhecimento da diversidade social e à adaptação de práticas pedagógicas.
Impacto prático
- Para professores: reforça a necessidade de atualização metodológica e de articulação entre técnica e crítica; implica revisar instrumentos avaliativos para inibir o uso indevido de recursos automáticos e estimular o pensamento autônomo.
- Para estudantes: aponta que a formação ideal deve oferecer repertório teórico sólido e treino prático, preparando tanto para o Exame de Ordem quanto para o exercício ético da profissão.
- Para instituições: sugere revisão curricular para equilibrar disciplinas doutrinárias, clínicas jurídicas e formação ética; reforça políticas institucionais contra discriminação e favorecimento de diversidade.
- Para a OAB e reguladores: os depoimentos podem subsidiar debates sobre o conteúdo do Exame de Ordem e sobre instrumentos de fiscalização da qualidade dos cursos, sem, contudo, deslocar o papel constitucional da autonomia universitária.
- Para operadores do direito e magistrados: a ênfase em formação crítica e em valores democráticos tem repercussões na qualidade das peças processuais, atos de ofício e decisões judiciais, pressupondo advogados com capacidade argumentativa maior e compromisso institucional.
O que observar
- Modulação institucional: eventuais iniciativas de órgãos reguladores (Ministério da Educação, OAB, conselhos universitários) que alterem parâmetros curriculares ou instrumentos de avaliação podem conflitar com a autonomia prevista no art. 207 da CF/88; acompanhar eventuais normativas.
- Tecnologias e integridade acadêmica: a incorporação de inteligência artificial precisa ser regulada academicamente para preservar processos de aprendizagem e evitar plágios ou redução do pensamento crítico.
- Qualidade versus quantidade: a manutenção de quase dois mil cursos exige políticas de avaliação e supervisão que articulem padrões mínimos sem sufocar inovações pedagógicas; atenção aos mecanismos do INEP e ao sistema nacional de avaliação.
- Formação docente: há espaço para políticas públicas e institucionais voltadas à formação de professores de Direito, com ênfase em metodologias ativas, hermenêutica crítica e práticas clínicas.
- Litígios e políticas internas: relatos de discriminação ou obstáculos institucionais sugerem que ações afirmativas e canais de denúncia em universidades devem ser reforçados, com impacto sobre governança acadêmica.
O que observar
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em OAB / Concursos
Ver tudo
Advogado fuma em sessão virtual do TJMT e questiona liturgia processual
Durante julgamento transmitido pelo TJ/MT, advogado acendeu cigarro em sessão telepresencial; caso suscita questões disciplinares e de liturgia previstas no CNJ e no Estatuto da OAB.

Folha e Farias Brito comentam prova da Unicamp: impacto jurídico e digital
A transmissão ao vivo sobre a primeira fase do vestibular da Unicamp levanta questões sobre transparência, proteção de dados e responsabilidade de plataformas digitais.

Simulado gratuito do primeiro dia do Enem: Folha e Farias Brito
Folha e colégio Farias Brito liberaram simulado gratuito do primeiro dia do Enem; análise dos efeitos regulatórios sobre acesso, proteção de dados e responsabilidade editorial.