TRT-3 condena Burger King por oferecer só fast food como refeição
TRT da 3ª Região reconheceu violação da obrigação prevista em norma coletiva e condenou empregadora por fornecer exclusivamente fast food aos empregados.

A 7ª turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região condenou a empregadora a indenizar empregada por danos morais em razão do fornecimento diário e exclusivo de refeições compostas por itens do cardápio comercial — entendimento que impõe limites práticos ao cumprimento de obrigações alimentares previstas em norma coletiva.
Contexto
O caso traz à tona duas tensões recorrentes no Direito do Trabalho: o alcance das obrigações alimentares previstas em convenções coletivas e o conteúdo mínimo que se exige para que fornecimento de alimentos não lesione a dignidade e a saúde do trabalhador. Convenções coletivas frequentemente disciplinam a assistência alimentar em estabelecimentos com jornada contínua; entretanto, a prática empresarial de ofertar do cardápio comercial como “refeição” suscita dúvidas sobre a compatibilidade com padrões nutricionais mínimos. Além disso, a ação individual incorporou pedidos correlatos — adicional de insalubridade, diferenças de remuneração variável e irregularidade de intervalo — o que é praxe em demandas que buscam a integral reparação de múltiplos direitos trabalhistas.
A discussão importa porque combina direito coletivo (norma coletiva), direitos fundamentais sociais (saúde e alimentação) e instrumentos de responsabilização patrimonial (danos morais e outros consectários trabalhistas), com potencial repercussão prática em setores que tradicionalmente ofertam alimentação prontificada (restaurantes, fast food, hotéis, unidades industriais).
O que foi decidido
A turma deu provimento parcial à pretensão da trabalhadora ao concluir que a oferta diária e exclusiva de lanches idênticos aos vendidos ao público não cumpriu a obrigação prevista na convenção coletiva e configurou ofensa ao direito à alimentação adequada e à saúde. Assim, foi fixada indenização por danos morais no valor de R$ 4.000,00, levando-se em conta a duração do vínculo, a condição econômica da empresa e as funções compensatória e pedagógica da reparação.
Mantiveram-se, ainda, reconhecimentos anteriores do juízo de primeiro grau relativos ao adicional de insalubridade em grau máximo, diferenças de remuneração variável e de pagamento de programa de participação nos resultados (PPR) e indenização pelo intervalo intrajornada concedido irregularmente. O Tribunal rejeitou a alegação de que a hipótese estaria afastada pela possibilidade do empregado levar comida de casa, afirmando que eventual alternativa individual não exime o empregador do dever previsto em instrumento coletivo. O acórdão foi unânime.
Base normativa e precedentes
- Art. 6º, CF/88 — enuncia direitos sociais, entre os quais, saúde e alimentação, que orientam a tutela desses direitos no âmbito laboral.
- Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) — disciplina o contrato de trabalho e os deveres do empregador; as obrigações decorrentes de norma coletiva integram as condições do pacto laboral.
- Norma coletiva aplicável (convenção/ acordo) — actua como fonte obrigacional direta entre as partes e impõe parâmetros sobre assistência alimentar; o acórdão observa o dever convencional como fundamento da responsabilização.
- CLT, arts. 189 e seguintes — tratam das atividades insalubres e do direito ao adicional, fundamento utilizado para reconhecer insalubridade em grau máximo.
- Jurisprudência: a decisão se insere na corrente que reconhece a eficácia vinculante de cláusulas de convenção coletiva que imponham obrigações de assistência aos trabalhadores; a Corte regional segue entendimentos que valorizam a proteção da saúde laboral e a função pedagógica da indenização por danos morais.
Impacto prático
- Para advogados trabalhistas: a sentença reforça a estratégia de sustentar danos morais quando a assistência alimentar prevista em norma coletiva for prestada de forma manifestamente inadequada ao padrão de saúde e nutrição, reforçando a necessidade de prova quanto à habitualidade e ao conteúdo das refeições.
- Para empregadores do setor de alimentação e varejo: orientação clara de que oferecer, diariamente, apenas o produto comercializado ao público pode não satisfazer a obrigação coletiva e acarretar condenação por danos morais, além de reflexos em reconhecimento de insalubridade e irregularidade de intervalos. É recomendável revisar cláusulas de convenção e políticas internas de alimentação.
- Para sindicatos: reforça a eficácia prática das cláusulas que visam a proteção da saúde do trabalhador, ampliando a importância de fiscalizar a execução das cláusulas assistenciais.
- Para demandas em curso: decisões com reconhecimento simultâneo de insalubridade, diferenças remuneratórias e danos morais elevam o quantum das condenações; a conjugação de pedidos conexos permanece meio eficaz de maximizar tutela do trabalhador.
O que observar
- Prova: o êxito da reclamante decorreu da comprovação de habitualidade e da natureza dos itens fornecidos; decisões futuras dependerão de prova robusta sobre frequência, conteúdo e possibilidade de alternativa alimentar no local de trabalho.
- Modulação e valores: embora o valor fixado tenha caráter compensatório e pedagógico, não houve discussão de modulação de efeitos pelo Tribunal; empresas podem recorrer buscando redução do quantum com base em precedentes ou na proporcionalidade.
- Convenção coletiva: há risco de insegurança jurídica enquanto instrumentos coletivos não definirem critérios objetivos mínimos para “assistência alimentar” (padrões nutricionais, alternativas, periodicidade). Recomendável que negociações coletivas tratem do tema com mais técnica (ex.: cláusulas que definam cardápios, substituições e condições).
- Estratégia defensiva: além de impugnar prova da habitualidade, empregadores podem demonstrar medidas compensatórias (programas de nutrição, fornecimento de refeições balanceadas, subsídio para refeições externas) para mitigar risco de responsabilização por danos morais.
- Recursos cabíveis: decisões regionais podem ser objeto de recurso ao Tribunal Superior do Trabalho se houver questão federal relevante, especialmente sobre interpretação de cláusula coletiva e extensão do dever empregatício; acompanhar eventual uniformização jurisprudencial é fundamental.
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em Trabalhista
Ver tudo
Desembargador do TRT-1 critica ocultação de bens na execução
Magistrado do TRT da 1ª Região censura devedores que invocam impenhorabilidade sem oferecer bens ou formas de pagamento; decisão reforça dever de colaboração do executado.

STF limita retroatividade do piso aos professores temporários
O relator propôs restringir efeitos temporais do Tema 1.308: sem retroatividade para entes que já pagam; início em 1º/1/2027 para os demais.

TST define critérios para suspensão de ações pelo Tema 1.389
A SDI-2 do TST decidiu, em casos concretos distintos, quando é cabível suspender ações que discutem vínculo frente ao Tema 1.389 do STF; decisão traz parâmetros de prova documental e afeta alegações sobre trabalho autônomo.