STJ: cedente não indeniza redução posterior de precatório
Terceira Turma do STJ entendeu que comprador assume risco de diminuição superveniente do precatório, salvo cláusula contratual expressa em contrário.

O STJ decidiu que o vendedor de crédito de precatório não tem obrigação de indenizar o adquirente por eventual redução posterior do valor do crédito, salvo previsão contratual expressa em sentido contrário. A decisão foi proferida pela 3ª Turma e reformou entendimento anterior do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com repercussões diretas nas operações de cessão de precatórios destinadas à compensação tributária.
Contexto
A cessão de créditos de precatórios virou prática recorrente como mecanismo de liquidez para titulares e instrumento de compensação para contribuintes que possuem débitos perante entes públicos. Essas operações, todavia, trazem risco específico: o valor efetivamente devido pode ser objeto de modificações judiciais posteriores, como retificações do cálculo do precatório. A tensão jurídica gira em torno de quem arca com o risco dessa redução. Há decisões que responsabilizam o cedente pela existência e atualidade do crédito, fundando-se em dispositivos do Código Civil; outras reconhecem que o adquirente assume as incertezas da conversão do crédito em dinheiro, especialmente quando a cessão se dá por valor inferior ao nominal.
A controvérsia interessa a credores, cessionários, escritórios de advocacia e à administração tributária porque define alocação de risco econômico nas negociações de precatórios e afeta a segurança das compensações tributárias com esses títulos. Em especial, a questão impacta negócios voltados à compensação de débitos fiscais, nos quais a inviabilidade da utilização do crédito pode gerar prejuízos significativos ao adquirente.
O que foi decidido
A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento no sentido de que, na ausência de cláusula contratual que disponha o contrário, o cedente não responde pela diminuição superveniente do valor do precatório. No caso concreto, o comprador adquiriu em 2009 parte de um precatório por R$ 88 mil com o objetivo de compensar tributo com o Distrito Federal; em 2021 houve retificação judicial que reduziu o montante global do crédito, inviabilizando a compensação pretendida. A ação indenizatória proposta pelo comprador foi julgada procedente nas instâncias inferiores, mas o STJ, por meio do voto do relator, reformou a decisão e julgou improcedente o pedido, afastando a responsabilidade do cedente pela restituição dos valores pagos.
O fundamento central da decisão foi a distinção entre a responsabilidade pela existência formal do crédito no momento da cessão e os riscos relativos à sua realização futura. O tribunal entendeu que o adquirente de precatório assume o risco da insuficiência ou de alterações posteriores do valor do crédito, especialmente porque o mercado costuma descontar o preço de compra exatamente por conta dessas incertezas. Assim, salvo pacto em contrário, não há obrigação do cedente de garantir a inalterabilidade do valor transferido.
Base normativa e precedentes
- Art. 295, Código Civil (Lei 10.406/2002) — dispositivo invocado nas instâncias inferiores para atribuir ao cedente responsabilidades relacionadas ao crédito; o STJ interpreta-o com contenção, distinguindo existência formal e riscos de fruição futura.
- Art. 100, CF/88 — disciplina a ordem de pagamento dos precatórios pelo ente público; relevante para contextualizar o regime jurídico e a natureza dos créditos.
- Jurisprudência consolidada do STJ — entendimento anterior que diferencia responsabilidade pela existência legal do crédito à data da cessão e riscos da solvência do devedor ou de modificações posteriores; aplicação dessa linha ao caso concreto.
- Princípios contratuais gerais (boa-fé, autonomia privada) — influenciam a possibilidade de pactuação em sentido diverso entre as partes da cessão.
Impacto prático
- Para advogados que atuam em cessões de precatórios: recomenda-se inserir cláusulas expressas sobre garantia de existência, reembolso ou repartição de risco em caso de redução judicial do crédito; sem previsão, a posição do STJ favorece o cedente.
- Para compradores/cessionários: o acórdão amplia o risco econômico da operação; justifica exigir due diligence mais rigorosa, mecanismos de escrows, garantias contratuais ou precificação mais conservadora (descontos maiores).
- Para empresas e contribuintes que planejam compensações tributárias com precatórios: atenção ao risco de retificações judiciais que podem frustrar a compensação; avaliar alternativas e salvaguardas contratuais antes de lançar mão de tal instrumento.
- Para o contencioso em curso: decisões que aplicarem entendimento divergente do TJ/DF poderão ser objeto de recurso especial, mas o precedente do STJ cria orientação dominante para casos similares.
O que observar
- Pactuação contratual: o julgamento reforça a importância de cláusulas que definam expressamente responsabilidade por alterações posteriores do crédito — sem esse pacto, o adquirente tende a arcar com o risco.
- Modulação e repercussão: embora o acórdão fixe a linha de interpretação, resta observar se haverá pedidos de modulação de efeitos em hipóteses análogas ou se o tribunal aplicará distinções conforme a presença de dolo, fraude ou má-fé na cessão.
- Recursos e atuação defensiva: casos em que houver indícios de comportamento doloso ou fraude na origem da cessão podem ensejar responsabilização diversa; assim, profissionais devem avaliar provas de má-fé do cedente antes de orientar a ação indenizatória.
- Mercado secundário de precatórios: a decisão tende a disciplinar práticas negociais, estimulando instrumentos contratuais de alocação de risco (garantias, seguros, cláusulas de reembolso) e elevada diligência documental.
Em suma, o acórdão do STJ desloca o risco de redução superveniente do valor do precatório para o adquirente, salvo pacto contratual em sentido diverso, servindo de alerta prático para a estruturação de operações de cessão e para a necessidade de cláusulas contratuais claras que neutralizem ou repartam esse risco entre as partes.
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em Tributário
Ver tudo
STJ mantém ICMS na base do PIS/Cofins apurado por volume
A 1ª turma do STJ recusou excluir o ICMS do cálculo do PIS e da Cofins apurados por alíquotas ad rem, por entender ser regime facultativo.

STJ mantém execução fiscal por IPI em importação de veículo
A 1ª Turma do STJ rejeitou recurso de Bebeto e permitiu a continuidade de execução fiscal por IPI constituído em 2013; decisão evita nulidade automática de CDA.

Prazo do Simples Nacional: opção encerra em 15 de outubro
Receita alerta que solicitação ao Simples Nacional vence em 15/10; pendências cadastrais ou fiscais podem ser regularizadas até 30/10 para evitar indeferimento.