CARF decide que parecer de órgão vinculado não supera negativa do MCTI
A 1ª Turma da 3ª Turma da 1ª Seção do CARF reafirmou que relatórios de órgão vinculado não substituem a validação do MCTI para benefícios da Lei do Bem.

Decisão e efeito prático imediato: A 1ª Turma da 3ª Turma da 1ª Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) confirmou que despesas vinculadas a projetos de inovação sem a validação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) não geram direito às deduções previstas na Lei do Bem (Lei 11.196/2005), mesmo quando o contribuinte apresenta laudos técnicos de órgão vinculado ao ministério. Na prática, isso manteve autuações de IRPJ e CSLL contra a empresa envolvida e reforça a necessidade de validação ministerial prévia para gozo dos incentivos fiscais.
Contexto
A controvérsia examina o alcance do critério público de habilitação dos projetos incentivados pela Lei do Bem, cuja aplicação depende tanto do atendimento material aos requisitos legais quanto de procedimentos administrativos de qualificação e controle. Desde a edição do Decreto 5.798/2006, que regulamentou a Lei 11.196/2005, a tributação vinculada a incentivos fiscais tecnológicos tem gerado litígios sobre quem, formalmente, pode atestar a existência de requisitos técnicos e quais efeitos têm pareceres técnicos. Questões recorrentes envolvem: (i) o valor probatório de laudos de instituições vinculadas ao MCTI; (ii) a necessidade de recurso administrativo quando a própria autoridade ministerial nega habilitação; e (iii) os limites entre avaliação técnica e decisão ministerial com efeitos fiscais. A decisão do CARF insere-se nesse debate e pondera validade probatória versus competência decisória.
O que foi decidido
A turma administrativa entendeu por unanimidade que a apresentação de pareceres técnicos emitidos por instituto vinculado ao MCTI (no caso, o Instituto Nacional de Tecnologia - INT) não tem o condão de suprir a negativa formal do próprio ministério quanto à habilitação de projetos para os incentivos da Lei do Bem. Em diligência requerida no processo, o MCTI afirmou que os relatórios do INT não conferem validade, e que a empresa não teria manejado recursos administrativos contra a decisão desfavorável da pasta. Com isso, o relator votou pela manutenção das exclusões das deduções relativas ao ano de 2016, resultando na manutenção de cobranças de IRPJ e CSLL.
No mesmo processo, em outra questão tributária, a turma decidiu, por voto de qualidade, que a falta de adição de lucros auferidos por controlada indireta no exterior justificava a autuação com base no artigo 76 da Lei 12.973/2014. Foi adotada a tese de que a norma interna que determina registros contábeis relativos à variação patrimonial dos investimentos não viola o tratado para evitar a bitributação com a Áustria (Decreto 78.107/1976), porque tributa a parcela da participação societária no exterior, e não diretamente o resultado da entidade estrangeira.
Base normativa e precedentes
- Lei 11.196/2005 (Lei do Bem) — disciplina incentivos fiscais para inovação tecnológica e condiciona benefícios a requisitos e procedimentos administrativos.
- Decreto 5.798/2006 — regulamenta procedimentos de habilitação e fiscalização dos projetos elegíveis ao benefício.
- Art. 76, Lei 12.973/2014 — prevê a necessidade de registros em subcontas de investimentos relativos à variação patrimonial de controladas e coligadas no exterior.
- Decreto 78.107/1976 — tratado para evitar a bitributação entre Brasil e Áustria; utilizado na discussão sobre compatibilidade entre norma interna e obrigações convencionais.
- Jurisprudência administrativa consolidada do tribunal — tende a valorizar a manifestação formal da autoridade competente para efeitos de habilitação a benefícios fiscais e exige observância do procedimento legal de impugnação administrativa quando a autoridade negar o reconhecimento.
Impacto prático
- Para contribuintes que buscam os incentivos da Lei do Bem: reforça-se a necessidade de obter a manifestação favorável expressa do MCTI; pareceres de órgãos vinculados são insuficientes por si só.
- Para departamentos fiscais e de compliance: aumenta o risco de autuações quando a habilitação ministerial não for formalizada; recomenda-se arquivar provas de interposição de recursos administrativos frente a negativas do MCTI.
- Para advogados tributários: muda o foco probatório das defesas administrativas e judiciais — a estratégia não pode depender apenas de laudos técnicos de instituto vinculado, devendo demonstrar tempestividade e esgotamento das vias administrativas contra as negativas ministeriais.
- Para a fiscalização: reforça a legitimidade de excluir deduções sem extrapolar o exame técnico, salvo quando houver ato ministerial favorável ou decisão administrativa superveniente.
O que observar
- Recurso e modulação: é necessário avaliar se a decisão será objeto de recurso no CARF ou medida judicial e se eventual extensão de efeitos poderá ser modulada; atenção ao perfil recursal adotado em temas semelhantes no tribunal.
- Prova e competência: diferenciação entre prova técnica per se e ato administrativo vinculante permanecerá central em litígios futuros; contribuinte deverá demonstrar, além do laudo técnico, que o MCTI foi provocado e que esgotou a via administrativa.
- Risco de duplicidade normativa: a interpretação de que norma interna (Lei 12.973/2014) é compatível com tratados exige análise casuística; casos análogos poderão ser decididos de modo diverso conforme composição da turma.
- Orientação prática imediata: empresas que visam os incentivos da Lei do Bem devem documentar pedidos de habilitação, a resposta do MCTI e interpor recursos administrativos quando houver negativa, preservando a controvérsia para possível revisão no âmbito administrativo ou judicial.
Em síntese, a deliberação do CARF reafirma o peso vinculante da manifestação ministerial no reconhecimento dos benefícios fiscais à inovação e sinaliza que laudos de órgão tecnicamente afeto à pasta não substituem formalmente a validação exigida pelo ordenamento para fins de exclusão de receitas tributáveis.
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em Tributário
Ver tudo
Reoneração do PIS/Cofins sem crédito viola não cumulatividade
Decisão de primeiro grau conclui que dispositivo de LC 224/2025 que reonera bens sem autorizar crédito afronta o princípio da não cumulatividade do PIS/Cofins.

STF decide sobre inclusão de créditos presumidos de ICMS no PIS/Cofins
Plenário do STF retomou Tema 843 para definir se créditos presumidos de ICMS compõem base do PIS/Cofins; decisão afeta empresas e contencioso tributário.

CNJ articula acordos na III Semana Nacional de Regularização Tributária
O CNJ mobiliza tribunais e fazendas para facilitar acordos, com descontos e parcelamentos, ampliando instrumentos de transação e conciliação em execuções fiscais.