TJSP: representação criminal sem provas autoriza indenização por danos morais
A 7ª Turma Recursal Cível de São Paulo confirmou condenação por danos morais quando representação criminal foi apresentada sem qualquer suporte probatório.

A 7ª Turma Recursal Cível de São Paulo confirmou condenação a título de danos morais depois de concluir que representação criminal com acusações graves foi apresentada sem qualquer substrato probatório, e que o exercício do direito de petição não autoriza acusações destituídas de elementos mínimos de prova.
Contexto
A controvérsia situa-se na fronteira entre o direito de petição — constitucionalmente protegido — e os limites civis à responsabilização por danos extrapatrimoniais decorrentes do abuso desse direito. O caso envolve representação criminal que imputava ao autor vários crimes (entre eles injúria, calúnia, difamação, racismo e ameaça), peça que acabou arquivada pelo Ministério Público por ausência de justa causa e inépcia, em razão da inexistência de suporte probatório mínimo. Em sequência, o atingido ajuizou ação por danos morais, vencedora em primeiro grau e mantida em grau recursal.
A discussão é relevante porque incidentes semelhantes são comuns: o direito de petição e a atuação de advogados e terceiros na provocação de órgãos investigatórios coexistem com o risco de instrumentalização abusiva desses mecanismos para causar constrangimento, estigmatização ou danos à honra. Juridicamente, o ponto nodal é como conciliar a proteção à atuação jurisdicional e administrativa com os princípios da boa-fé, vedação ao abuso de direito e responsabilidade civil por atos injustos, especialmente quando a peça acusatória é desprovida de elementos mínimos de prova.
O que foi decidido
A turma manteve a sentença que condenou um dos participantes da representação a pagar R$ 1,5 mil a título de danos morais. O relator observou que o arquivamento pelo Ministério Público, por si só, não cria automaticamente a obrigação de indenizar, mas que a análise deve considerar as circunstâncias concretas do exercício do direito de petição. No caso, a representação formulada com a participação do réu trouxe imputações gravíssimas sem qualquer suporte probatório que justificasse a denúncia.
O tribunal entendeu que o direito de petição não é absoluto: sua fruição encontra limites na boa-fé e na vedação ao abuso do direito, e o enquadramento do ato na seara do exercício profissional (inclusive quando praticado por advogado ou com sua participação) não funciona como escudo contra responsabilização por atos que extrapolam esses limites. Assim, a liberdade de advocacia e a prerrogativa de peticionar não autorizam acusações levianas ou desprovidas de razão de ser probatória mínima.
Base normativa e precedentes
- Art. 5º, XXXIV, CF/88 — assegura o direito de petição aos poderes públicos em defesa de direitos e contra ilegalidade ou abuso de poder; fundamento constitucional do direito de provocar órgãos estatais.
- Art. 187, Código Civil (Lei 10.406/2002) — disciplina o abuso do direito, condicionando a legitimidade do exercício de uma prerrogativa ao respeito à boa-fé; base para responsabilização civil.
- Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994) — prevê prerrogativas e garantias do advogado, sem conferir licença para práticas que violem deveres de honestidade e lealdade processual; reforça que o exercício profissional não é salvo-conduto para atos ilícitos.
- Jurisprudência consolidada do tribunal — decisões anteriores têm reconhecido que o arquivamento de investigação não é causa automática de dano moral, mas a jurisprudência admite indenização quando ficar demonstrado o abuso do direito de petição, a má-fé ou a ausência de qualquer base factual razoável para a imputação.
Impacto prático
- Para advogados: a decisão reforça a necessidade de diligência probatória antes de formular representações criminais. A atuação profissional deve estar ancorada em elementos minimamente verificáveis; a simples invocação da prerrogativa de peticionar não afasta a responsabilidade civil em casos de abuso.
- Para acusados e potenciais vítimas: abre caminho para pleitos indenizatórios quando representações infundadas provocarem constrangimento e dano à honra, ainda que o desfecho seja arquivamento ministerial.
- Para operadores do direito penal e do Ministério Público: consolida entendimento de que o caráter de arquivamento é fator relevante, mas insuficiente para a exclusão automática do dever de indenizar; impõe olhar integrado sobre a conduta do representee.
- Para processos em andamento: aumenta a importância de documentar elementos de prova ou sua ausência, pois, em eventual ação civil, o juízo considerará se havia ou não substrato mínimo para a imputação.
O que observar
- Prova e contexto: demandas indenizatórias posteriores a representações arquivadas exigirão prova sobre a inexistência de elementos mínimos que justificassem a atuação acusatória, bem como sobre intenção ou desídia do representante.
- Limites da liberdade profissional: o caso sugere maior vigilância disciplinar e civil sobre representações formuladas por advogados — eventual desdobramento em esfera disciplinar (OAB) pode ocorrer quando houver indícios de infração ética.
- Recursos e modulação: cabem recursos às instâncias superiores, e questões como modulação de efeitos ou critérios para quantificação do dano permanecem abertas; a fixação de R$ 1,5 mil no caso concreto aponta para avaliação casuística do quantum.
- Estratégia para defesa: quem for apontado em representação deve atuar rapidamente para demonstrar a ausência de prova e buscar, quando cabível, reparação, preservando documentos e provas que evidenciem o caráter infundado da peça.
- Precedentes futuros: o tema tende a voltar ao escrutínio dos tribunais superiores se houver controvérsias sobre a linha divisória entre direito de petição legítimo e abuso de direito, o que pode demandar uniformização sobre elementos mínimos que sustentem representações criminais.
Você concorda com a decisão?
🔔 Acompanhe este assunto
Siga os temas desta matéria — a gente te avisa quando houver nova decisão ou conteúdo, direto no seu Meu JusFeed.
Comentários (0)
Seja o primeiro a comentar essa matéria.
Relacionadas em Cível
Ver tudo
Hotel condenado a pagar direitos autorais por TVs em quartos
Decisão de comarca catarinense confirma possibilidade de cobrança do Ecad por transmissões em quartos e exige autorização prévia; TV por assinatura não afasta obrigação.

STJ afasta custas antecipadas no preparo em ações de honorários
Terceira Turma do STJ entendeu que a Lei 15.109/2025 e o §3º do art. 82 do CPC dispensam adiantamento das custas recursais em cobranças de honorários.

Projeto no Senado pune desistência de adoção e altera responsabilização
PL em análise na CCJ prevê sanções proporcionais para quem desiste da adoção durante processo de guarda; medida visa proteger o melhor interesse da criança.